WORKSHOPS,  OFICINAS   &  CURSOS 

ETNO Botânica - Oficinas.png

 

OFICINA TINGIMENTO VEGETAL

 

"O Conservatório ETNO Botânica proporciona aos alunos uma imersão total ao universo das cores de origem natural,

experiência que une vivência e prática para a produção das cores vegetais de maneira lúdica.

Ministrada por Eber Lopes Ferreira - Socio-fundador da ETNO Botânica - Autor do Livro “Corantes Naturais da Flora Brasileira”.

A Oficina de quatro dias propõe aos alunos uma imersão nas cores de origem natural.

 

Local : Conservatório Etno Botânica – Itamonte/MG – (Sul de Minas Gerais)

 

Caléndário 2021 - Matrículas e Reservas Abertas  

TURMAS ESPECIAIS REDUZIDAS (No. Alunos) 

Aulas presenciais | MATRÍCULAS ABERTAS 

 

NOVEMBRO 2021

25, 26, 27, 28 NOVEMBRO 2021 | Oficina de Tingimento Natural MÓDULO I | 

Matrículas abertas até 05/11 ou enquanto durarem as vagas.

Mínimo de 08 e Máximo de 10 alunos por Turma. (Turma em FORMAÇÃO  | 05 Vagas ) 

 

CONTEÚDOS: 

As Oficinas de Tingimentos Naturais Módulo I e Módulo II são Ministradas por Eber Lopes Ferreira 

Especializado em Química Têxtil e Pigmentos Naturais.

Autor do Livro "Corantes Naturais da Flora Brasileira ".

Pioneiro no Plantio e Extração de Índigo Vegetal/Brasil.

Reconhecido como "Notório Saber em Corantes e Pigmentos Naturais" pela Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (Abit).

 

Oficina de Tingimento Natural MÓDULO I

As Oficinas de quatro dias propõem aos alunos uma imersão total ao universo das Cores de Origem Natural,

Capacitando o aluno a Extrair Corantes em Vegetais,

Preparar as Tinturas, Produzir seus Mordentes e a Praticar Técnicas de Tingimentos Sob Tecidos e Fios .

O Aluno aprenderá a produzir Tinturas, Mordentes e a realizar seus próprios tingimentos.

Experiências  unidas a um rico conteúdo de vivências e práticas para a produção das cores vegetais de maneira lúdica.

Os alunos irão conhecer e Aprender a Coletar plantas tintórias nativas em visita guiada ao entorno do Conservatório,

Visitarão áreas de Plantio e Extração do Índigo Vegetal,

Aprenderão sobre a Extração e Produção de Tinturas Vegetais, Produção de Mordentes,

Tingimento e Fixação de 16 cores extraídas da natureza em Tecidos de Algodão, Tecidos de Seda e Fios de Lã . “

Como resultado final, cada aluno terá realizado

o Tingimentos em 16 cores e produzirá os seus próprios Mostruários (03 de 16 cores ) e Receituários.

Capacitação em extração, Tinturas, Mordentes e Tingimento Natural. 

 

Oficinas de Tingimento Natural MÓDULO II

Convidamos todos os Alunos das Oficinas de capacitação Módulo I a aprofundarem seus conhecimentos na Arte de Tingir com Plantas

aprimorando Técnicas de Fixação e aprendendo sobre a influência que os mordentes exercem sob as cores gerando modificações.

O Intensivo com carga horária de 24 horas (quatro dias) propõe aos alunos uma continuidade aos aprendizados

obtidos no primeiro módulo abordando este tema tão importante como Mordentes.

Capacitação nos diferentes mordentes e sua influência nas cores resultantes.

Por meio de práticas e conteúdo teórico os alunos aprenderão a fixar os mordentes

e a conhecer sua influência sob as cores obtidas á partir dos diferentes Extratos Vegetais.

Domínio de cada um dos mordentes utilizados nas receitas.

Serão utilizados 02 Pré Mordentes | 04 mordentes | 04 extratos | Índigo.

Imersão nas transformações das cores de origem natural através do uso correto dos mordentes.

Receituário e elaboração de mostruário contendo 16 Amostras em Algodão (Fibra Vegetal),

Lã (Fibra Animal) e Seda (Fibra Animal) das cores/tonalidades obtidas nas práticas.

 

IMPORTANTE: 

Diante dos impactos do Covid19 que destaca entre outras infecções de impacto global

por apresentar um potencial de transmissão expressivo,

as Oficinas de Tingimento Natural  foram readequadas para que possamos dar continuidade aos saberes,

vivências e práticas que disponibilizamos aos alunos desde 2008.

 

O mundo se mobiliza para conter o rápido avanço da doença buscando novas formas e HÁBITOS para Viver e Conviver.

A compreensão da gravidade da situação é fundamental e nosso foco está na saúde das pessoas que trabalham conosco

também como os alunos que frequentam as Oficinas que ocorrem no Conservatório.

Queremos contribuir ativamente com medidas de prevenção, controle e informação.

Nesse sentido, trazemos algumas recomendações para interessados nos cursos

sobre como atuar com ética e responsabilidade em uma crise como essa.

 

Fique atento às medidas preventivas que o Aluno deve seguir para participar de alguma Turma.

Coloque a sua saúde e a das pessoas em primeiro lugar!

Saúde das pessoas e a segurança do planeta.

A empatia e a humanização são fundamentais e, nesse contexto, alguns pontos são essenciais.

 

NÃO DEVEM SE INSCREVER NAS OFICINAS:

ALUNOS que não acreditam e não respeitam medidas protetivas

ALUNOS com sintomas respiratórios , Gripados ou resfriados, mesmo que leves,

não devem frequentar os locais de trabalho ou estudo, logo, NÃO deverão se inscrever.

ALUNOS vindos do exterior não devem frequentar nenhum ambiente em comum,

guardando quarentena por um período de 14 dias, e somente após este período

deverá retomar as áreas em comuns com outros, utilizando as proteções indicadas habitualmente,

como máscaras e luvas, logo, NÃO deverão se inscrever.

 

ALUNOS que não possuem uma forma de viajar em carro particular, chegar e sair do conservatório em seus carros (própio ou alugado),

NÃO deverão se inscrever pois a possibilidade de contágio em ônibus é alta,

visto que os assentos não são de garantia total junto a higienização

e proximidade com outras pessoas em local fechado por horas.

ALUNOS que não compreendem ou não acordam com as normas de segurança indicadas pela OMS

e Conservatório Etno Botânica NÃO deverão se inscrever.

 

DEVEM SE INSCREVER NAS OFICINAS:

Pessoas SEM sintomas respiratórios , que NÃO estejam Gripadas ou resfriadas, gozando de boa saúde respiratória.

ALUNOS que possuem uma forma de viajar de carro particular, chegar e sair do conservatório em seus carros.

 

Primeiro dia de aula| CHEGADA: O aluno deverá se programar para chegar no Conservatório até as 12:00 hs.

Último dia de aula| SAIDA: Os alunos sairão do conservatório as 12:00 hs.

ALUNOS que definitivamente compreendem e respeitam as normas de segurança indicadas pela OMS e Conservatório Etno Botânica.

 

ASSEGURAREMOS QUE TODOS OS LOCAIS UTILIZADOS ESTEJAM LIMPOS E HIGIENIZADOS

Superfícies (cadeiras, mesas, panelas, utensílios por exemplo) e objetos de uso serão higienizados regularmente.

Recomendamos que os alunos e equipe do Conservatório contribuam para otimização da limpeza de superfícies e objetos.

Manteremos os ambientes ventilados, abrindo as janelas e portas mesmo em dias frios.

 

MÁSCARAS : 

USO OBRIGATÓRIO e da forma correta (cobrindo nariz e boca) em todos os espaços fechados do Conservatório,

como salas de aulas, salas de alimentação, cozinha, banheiros etc.

Deve ser feito por todas as pessoas presentes no Conservatório.

Não haverá compartilhamento copos, talheres e outros objetos pessoais.

 

DISTANCIAMENTO: 

Durante os quatro dias de Oficina, o distanciamento deverá ser mantido em todas as áreas,

respeitando as normas e procedimentos estabelecidas.

Cumprimente as pessoas sem aperto de mão, beijos ou abraços.

 

No CONSERVATÓRIO - LAVAR REGULARMENTE AS MÃOS POR ALUNOS, TRABALHADORES E VISITANTES

deve ser de responsabilidade de cada um, sendo uma forma eficaz contra o contágio.

 

HIGIENIZAÇÃO:

O Conservatório possui diversos pontos estratégicos em todos os ambientes com água, sabão e álcool Gel (70%)

garantindo que a reposição seja feita regularmente.

 

AMBIENTES DO CONSERVATÓRIO:

TODOS os espaços possuem Divulgação de material visual incentivando a boa etiqueta respiratória.

 

Incluso nas Oficinas:

 

HOSPEDAGEM:

03 dias e 03 noites. Nossos chalés possuem capacidade de hospedar normalmente 05 alunos,

porém, serão Compartilhados por apenas 02 alunos, mantendo as normas de distanciamento e precauções.

Cada chalé possui dois quartos, Camas, Lareira, Banheiro e ducha.

 

REFEIÇÕES:

Refeições Vegetarianas | Café da Manhã, Almoço, Café da Tarde e Jantar.

Todas as refeições serão realizadas em salas ventiladas, higienizadas e com distanciamento adequado entre os alunos e equipe.

 

VISITA GUIADA:

Visita Guiada em torno do Conservatório Etno Botânica.

 

MATERIAIS PARA AS PRÁTICAS:

Todos os materiais para a realização dos tingimentos e mostruários serão fornecidos.

Materiais para as práticas | Apostila e Receituário | Mostruários e Certificado.

 

Local: CONSERVATÓRIO Etno Botânica – Itamonte/MG  (Sul de Minas Gerais) 

Investimento por OFICINA : R$ 2.984,00

 

Formas de Pagamento: 

Parcelamentos Via Depósitos + Cheques

2 X 1.492,00 (Depósito + CH 30 dias)

3 X 995,00 (Depósito + CH data 1° dia de curso + CH 28 dias)

4 X 746,00 (Depósito + CH data 1° dia de curso + CH 15 dias + CH 30 dias)

Os cheques (parcelas) serão entregues no primeiro dia de aula.

 

Á Vista - 10% desconto: R$ 2.686,00 (Via Depósito | PIX)

Descontos Especiais | INDICAÇÃO Convide um Amigo e Recebam:

Á Vista - 15% desconto: R$ 2.537,00 (Depósito | PIX)

Parcelado : 10% desconto : 2 x R$ 1.268,50  ( Depósito | PIX + CH 28 dias)

==> Ambos devem realizar suas matriculas na mesma turma para receber os descontos. 

Importante: Se as formas de parcelamentos propostas acima não são adequadas para você, nos envie a sua proposta

para que possamos analisar e abrir linha de negociação.

 

MATRÍCULAS ABERTAS

Tecidos coloridos.png

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CONSERVATÓRIO - ETNO BOTÂNICA

Com o objetivo de resgatar, conscientizar e promover o uso das cores naturais de origem vegetal e mineral, assim como fortalecer a conservação da flora dos diferentes biomas brasileiros como o Cerrado e a Mata Atlântica, por meio da pesquisa, educação ambiental, inclusão econômica e social de grupos de pequenos agricultores locais, nasceu em 2016 o Conservatório ETNO Botânica - CEB. 

 

Com sede no Núcleo Rural de Berta em Itamonte, Sul de Minas Gerais, região sudeste do Brasil, a instituição é resultado de mais de 30 anos de trabalho e pesquisa - idealizada pelo ambientalista e especialista em corantes naturais e suas aplicações, Eber Lopes Ferreira, tem como missão a valorização dos saberes e técnicas tradicionais como fator de desenvolvimento local sustentável.

 

Esse centro de salvaguarda e pesquisa, único no Brasil, visa reunir em um só lugar:

 

  • Um jardim de plantas tintoriais;
  • Um viveiro de mudas;
  • Um laboratório de corantes e extratos vegetais; 
  • Um laboratório de pigmentos minerais;
  • Um laboratório de pigmentos vegetais;
  • Uma tecido-teca (tecidos em diversas construções em fibras naturais);
  • Um centro de documentação do conhecimento e de saberes tradicionais;
  • Um centro de capacitação e realização de atividades vivenciais; 
  • Um banco de sementes de plantas úteis e tintoriais.

 

 

 

Contexto - ambiental e local

 

Ao observarmos as escrituras rupestres, presentes em quase todo território sul-americano, e a pintura corporal - registros da cultura material de diversas etnias brasileiras, é sabido que o conhecimento sobre o uso dos pigmentos minerais e vegetais faziam parte do cotidiano destes povos tradicionais durante o período pré-colombiano. Nossos antepassados dominavam estas técnicas para conferir cor às suas indumentárias, identidade social, ornamentos e moradias. 

 

A América Latina, em toda sua riqueza natural e biodiversidade, possui uma grande variedade de espécies de plantas tintoriais, existentes em nossos diversos biomas e ecossistemas, que são invisíveis aos olhos. Essa flora contém um tesouro inestimável em ativos, entre eles os corantes naturais, e nesse contexto o Brasil é o maior detentor de espécies de todo o planeta. Essa biodiversidade é, portanto, o cofre de um patrimônio bioquímico riquíssimo e inexplorado. 

 

Como exemplo, O Cerrado brasileiro é considerado o segundo maior bioma da América do Sul, abriga a savana mais rica do mundo, sua flora possui mais de 11.600 espécies nativas catalogadas. Nesta região, do entorno ao Conservatório ETNO Botânica - CEB, a tradição cultural do uso de corantes vegetais para tingir fios de lã e algodão, utilizados nos teares manuais, vem de longa data nestas comunidades rurais de Minas Gerais e Goiás. 

 

Portanto, além dos aspectos ambientais, o resgate destes saberes tem grande importância social e cultural, uma vez que muitas populações tradicionais presentes nesta região, trazem em sua cultura material, parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, além de que detêm um conhecimento intangível sobre o uso correto de nossa biodiversidade.

 

 

 

Elementos determinantes 

 

Desde a era pré-histórica, a humanidade se serviu dos pigmentos de origem vegetal, animal e mineral para realizar pinturas rupestres e corporais, como registro material de sua relação com a natureza e do universo simbólico destas diversas etnias.

Após o período Renascentista até a Revolução Industrial muitas destas matérias-primas eram utilizados no tingimentos de tecidos e para conferir cor aos mais diversos materiais e superfícies, atingindo seu apogeu em meados do século XIX.

 

Com o advento da Química Orgânica, a partir de 1856, dá-se inicio uma revolução química sem precedentes na história, e com ela a disseminação das cores sintéticas, que passou a dominar o mercado mundial, uma vez que estas “anilinas - cores químicas” eram mais baratas, com cores vibrantes, de rápida obtenção e de fácil aplicação da cor nos tecidos.

Frente a essa perda de originalidade e descaracterização de nossa história material, resultado dos fenômenos de colonização e mais recentemente da globalização, o Conservatório CEB - visa resgatar este conhecimento e difundir estas cores de origem viva.

 

Hoje, é notório que está em curso em diversos países do mundo, o renascimento das cores naturais, e a implementação destas práticas constituem uma alternativa real para as questões ambientais mais urgentes, por serem as cores parte importante de uma abordagem integrada do chamado desenvolvimento sustentável, oferecendo soluções de ordem social, econômica e ambiental para melhorar a qualidade de vida de todos nós, devolver nossa autoestima ao resgatar o conhecimento de nossa cultura material e promover o conhecimento e a conservação da natureza que nos cerca.

 

 

 

A Origem do Conservatório ETNO Botânica

 

Pesquisador de longa data e especialista em corantes, pigmentos naturais e suas aplicações, o  designer têxtil com especialização em Química Têxtil, Eber Lopes Ferreira, atua a muitos anos como consultor sênior na concepção e execução de projetos sociais ligados ao desenvolvimento local sustentável. Visando a geração de renda na zona rural do país; realiza estudos, pesquisa e desenvolve estratégias para inserção de produtos agroflorestais e artesanais no mercado; vem realizando projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos ligados a etnobotânica no Brasil e no exterior, em particular junto as fibras têxteis e corantes naturais. Ministrou ao longo de sua carreira diversas oficinas de Tingimento Natural, Fiação, Tecelagem e Cestaria, organizadas por meio de instituição não governamentais e o SEBRAE em diversos estados do Brasil.

 

A partir de 2008, passou também a ministrar oficinas e workshops sobre “tingimento com plantas” no Atelier ETNO Botânica em São Paulo. Atualmente é o coordenador responsável e sócio-diretor da empresa ETNO Botânica Serviços, Pesquisas e Comercio de Produtos Naturais Sustentáveis Ltda. com Reconhecimento de “Notório Saber em Corantes Naturais” pela Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (ABIT). 

 

 

 

Objetivos

 

O Conservatório ETNO Botânica visa: - resgatar nosso patrimônio imaterial e a valorização cultural do uso tradicional das nossas cores de origem vegetal e mineral. 

Como Também reunir um Banco de sementes e implantar viveiros de mudas. E assim fomentar o cultivo de plantas tintoriais (com aplicação corante), a partir da produção de mudas de espécies nativas da biodiversidade da flora brasileira, ou de espécies exóticas que tenham importância no desenvolvimento econômico, social e cultural do país.

 

Difundir o cultivo destas plantas junto `as comunidades rurais situadas no entorno de sua sede. Promover a geração de renda junto a Associações e Cooperativas de Pequenos Agricultores Familiares.

 

Implantar um Centro de Pesquisa com laboratórios para a produção de extratos vegetais corantes e Pigmentos Vegetais;

 

Construir um Centro de Documentação e um Laboratório para a obtenção e purificação de Pigmentos Minerais. 

Promover o resgate do conhecimento dos nossos pigmentos minerais, por meio da documentação e do mapeamento de nossas jazidas de óxidos minerais e das argilas coloridas abundantes em todo o território nacional. E demonstrar os processos e técnicas de obtenção destes pigmentos minerais, utilizados para as mais diversas aplicações, como exemplos: uso em cosmética, na indústria do papel e no fabrico de tintas especiais em base as técnicas de sua obtenção por processos tradicionais.  

 

Tecidoteca. Visa também reunir amostras de tecidos em fibras naturais e reunir um acerto de tecidos que documentam nossa história têxtil material; 

 

Centro de Capacitação. Como parte integrante e geradora de recursos, a implantação de um centro de capacitação e realização de atividades vivenciais ligadas ao escopo e foco de suas atividades; 

Promover cursos, oficinas e workshops que terão como objetivo difundir estes conhecimentos e angariar fundos para a manutenção, conservação e crescimento das atividades do Conservatório ETNO Botânica. 

 

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