TECIDOS SUSTENTÁVEIS
______________________
A ETNO BOTANICA adota a agricultura familiar como base de sustentação de toda a produção de suas fibras têxteis, sejam elas de origem vegetal: algodão orgânico, linho e cânhamo; e também as fibras de origem animal: lãs especiais e seda natural.
Visa a construção de cadeias produtivas de cada uma das matérias-primas que desenvolve e trabalha, sejam elas de origem cultivada ou obtida a partir da criação de bichos da seda e ovinocultura em base a fontes renováveis, seguindo normas e critérios da agricultura biológica. Trabalho que vem sendo realizado a mais de 20 anos em conjunto a cooperativas e associações de pequenos agricultores que habitam os Campos do Sul, o Cerrado, a Amazônia e o Sertão Brasileiro.
Junto a diversas cooperativas e associações de Agricultores Familiares no Brasil, a ETNO BOTÂNICA fomenta o cultivo de algodão orgânico e de outras fibras de origem vegetal, como o linho, o rami e o cânhamo - viabiliza a industrialização destas, como a pluma de algodão que é cultivada e colhida a mão, em escala humana – E assim oferecer ao mercado têxtil - fios, tecidos planos e malhas para os nossos clientes do segmento de vestuário, decoração e moda.
Oferece linha de tecidos em Seda Natural e tecidos planos de composição mista em base a urdume de seda, em composição com Tencel® e Cânhamo.
Entre os tecidos oferecidos pela ETNO Botânica ao mercado, estão:
TECIDOS EM 100% ALGODÃO ÔRGÂNICO:
TECIDO PLANO EM 100% SEDA NATURAL:
Consulte as gramaturas disponíveis em estoque.
Podemos fabricar sedas especificas mediante programação e pedidos antecipados.
TECIDO PLANO EM COMPOSIÇÃO MISTA COM SEDA NATURAL E FIBRA DE CÂNHAMO
TECIDO PLANO EM 100% LINHO
➝ Fornecemos Cartela dos Tecidos mediante pagamento antecipado, informe seu CEP junto a sua solicitação para
calculo de custo do envio das cartelas por SEDEX.
ETNO BOTÂNICA: INOVAÇÃO & SUSTENTABILIDADE
VEGETALIZAÇÃO DAS FORMULAÇÕES
Desde 2002, ETNO BOTÂNICA realiza pesquisas para a vegetalização das formulações de seus produtos (pigmentos e auxiliares têxteis), ou seja, substituiu todas as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética por matérias-primas de origem vegetal.
Além de trazer toque suave e ação emoliente, estes ingredientes vegetais são provenientes de fontes renováveis e, desta forma, sua extração respeita o ritmo de reposição da natureza, sem pressionar as reservas naturais do planeta, levando em conta as necessidades das gerações futuras. Um dos exemplos de vegetalização das fórmulas foi a do amaciante Nature Soft NAT®, que desde 2005, todo as graxas de origem animal ou derivadas do petróleo, não-renovável, foram substituídas 100% por manteiga vegetais de palmáceas brasileiras.
AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO de ATIVOS da BIODIVERDIDADE BRASILEIRA
Entre as matérias-primas de origem vegetal, também estão os ativos da biodiversidade brasileira que são a base da linhas de extratos corantes e auxiliares têxteis da ETNO BOTÂNICA, como exemplo: açafrão da terra, urucum, erva-mate, castanha do Brasil, semente de andiroba, cacau, cupuaçu, entre outros.
Nos últimos anos, a equipe de P&D da ETNO BOTÂNICA busca inspiração na tradição popular ligada a cada um desses frutos, sementes, raízes e folhas e no que eles naturalmente oferecem, visando aumentar a concentração dos ativos naturais em nossos produtos, para que esses proporcionem ao produto final de nossos clientes os mesmos benefícios trazidos pela natureza.Obtendo a concentração ideal de ativos nas fórmulas dos auxiliares têxteis, de modo a proporcionar o melhor resultado às roupas de nossos clientes, e assim as comunidades fornecedoras tenham maior demanda e, portanto, melhor renda, sem exercer pressão sobre a natureza.
Esse avanço tecnológico é o que possibilita que o umectante e igualizante da ETNO Botânica - Nature Lub PS®, por exemplo, passe a oferecer aos tecidos de algodão a mesma maciez e força que o leite de castanha do Brasil provê aos povos da floresta, que tradicionalmente os nutrem.
______________________________