________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Galeria de Imagens

PREMISSAS E CONCEITO

ETNO BOTÂNICA - empresa que tem como foco as Cores de Origem Vegetal, cores como substância, passíveis de serem utilizadas para colorir os mais diversos materiais e superfícies, nos diferentes estados da matéria. Comprometida em desenvolver, produzir e comercializar extratos vegetais corantes, pigmentos naturais, ativos e auxiliares de processos com alta performance para a industria cosmética, papel, plástico vegetal, couros e tintas especiais, entre elas destacam-se a tinta para arquitetura de interiores PRIMA COLORE®, e linha de tintas lúdico-pedagógica e para uso artístico como: aquarela vegetal, tinta a óleo, giz de cera e lápis tipo pastel.

Para a Industria têxtil oferece linha completa de corantes, pigmentos e auxiliares de processo para o tingimento de têxteis naturais de origem animal (lã e seda) e têxteis de origem vegetal (algodão, linho, rami, etc.), além de oferecer produtos para estamparia com linha completa de pigmentos naturais em emulsão base água e pastas para estamparia e serigrafia (silk-screen).

Trabalha na Pesquisa de nossas fontes de matérias-primas (plantas tintoriais nativas dos diversos Biomas Brasileiros), como também em diferentes processos e técnicas de cultivo, reprodução e propagação destas plantas, em novas técnicas de extração de seus princípios ativos, na sua manipulação e aplicação destes corantes e pigmentos naturais, nas mais diversas áreas e segmentos industriais, bem como os artesanais.
Visa a construção de cadeias produtivas de cada uma das matérias-primas que desenvolve e trabalha, sejam elas de origem cultivada ou mesmo obtida a partir de extrativismo em base a fontes renováveis, seguindo normas e critérios da agricultura biológica ou de manejo florestal. Trabalho que vem sendo realizado a mais de 20 anos em conjunto a cooperativas e associações de pequenos agricultores que habitam o Cerrado, a Amazônia e o Sertão Brasileiro.

Adota a agricultura familiar como base de sustentação de toda a produção de suas matérias-primas, sejam elas fibras têxteis (algodão orgânico), plantas tintoriais para a produção de corantes naturais e sementes ricas em óleos e bálsamos para a produção de sabões, surfactantes, fixadores e amaciantes.

Defende e divulga conceitos holísticos referente a origem e aplicação destas cores naturais, com ênfase aos estudos de Goethe (Doutrina das Cores) e seu sucessor Rudolf Steiner (fundador da Antroposofia). Em seus estudos, estes escritores e naturalistas, afirmam que as Cores de origem vegetal estão para as Plantas, assim como a Alma está para o Homem, e é através dos olhos que nossa Alma percebe as cores do mundo. Assim, ao extrair as cores vegetais e aplicá-las ás fibras, fios e tecidos obtemos resultados e vivenciamos experiências de uma rara beleza e profundo significado.